A História do Templo

Inauguração

Nosso Templo foi aberto oficialmente em 02 de outubro de 2006. Nossa história ainda é muito curta, porém com muitos acontecimentos.
Este Templo deve sua existência à força de vontade de algumas pessoas, mas principalmente, e eu faço questão que o nome desta pessoa faça parte de nossa história, da mulher que mesmo sem conhecer a religião, seu funcionamento e mesmo sendo uma católica fervorosa, autorizou a abertura de nosso Templo em seu quintal. Isso mesmo, nosso templo foi aberto no quintal de sua casa. À Argélia Flores os meus mais sinceros agradecimentos e minhas sinceras homenagens, e que e os orixás a abençoem, por este gesto de desprendimento, e também a minha mãe Laura de Moura Grazzini, que além de seu apoio nos ajudou financeiramente.
Inauguramos em 07 de outubro de 2006, às 19:00 horas com uma Gira de Caboclos. Estavam presentes aproximadamente 30 médiuns, fora a assistência ... (convidados) ... mas tudo começou uns tempos antes ... rsss
Muito planejamento e providencias, bem como, reformas a serem feitas. Tudo corria bem, até eu ... Mãe Christina de Iansã, colocar uma data definitiva para a inauguração. Esta data nos dava do dia 18 de setembro ao dia 06 de outubro de 2006 exatamente. Muita correria, mas que com certeza valeu cada segundo.
Nosso Templo foi aberto por Mãe Regina d’Ogum, sendo ela minha avó e hoje quem toma conta de mim e de minha casa. A meu lado meu marido Pai Armando de Xangô, como Pai Pequeno, que teve que se desdobrar para atender ao meu pedido, Coroada Sonia, Coroada Cristiane, que me ajudaram a organizar tudo e o Ogã Valdemar, que quando foi convidado por mim para fazer parte da casa aceitou prontamente, médium de trabalho Priscila, que também ajudou na organização.
Foi uma inauguração muito feliz, muita energia e muita paz, templo lotado de pessoas que vieram nos prestigiar, dar força. Pessoas que mesmo sem eu convidar (não que não quisesse, mas na verdade não lembrei deste detalhe; Mas que minha avó, como boa avó (mãe) que é não deixou passar e eu agradeço muito a ela por isso).
A todos que vieram e entenderam que eu não convidei, não por maldade, mas por absoluta falta de tempo:
Mãe Regina, minha avó mãe, Paula, mãe pequena da casa de minha avó mãe..(que também considero minha mãe), Ricardo, meu padrinho de rosas e coroa, Graça, que também considero minha madrinha, Adolfo e sua esposa Lucia, Bruna, Biro e Rose sua mãe, Fabinho e Daniela, Fatinha de Angola, Willians, Eliana, Bete, Nina ...
Agradeço até hoje e sempre irei agradecer a força que os orixás nos deram e os caminhos também.

Giras

Atualmente tocamos uma vez por semana, às terças-feiras e também em algumas datas especiais aos sábados.
Começávamos nossas giras com duas assistentes presentes, minha mãe e minha sogra e como toda casa nossa assistência foi se enchendo aos poucos. Costumo dizer até hoje que temos uma assistência muito especial, pois, além de eles se sujeitarem a ficar praticamente no tempo, na garagem que era aberta, passavam muito frio, ainda nos ajudavam a retirar a guardar as cadeiras a fechar o templo e aos poucos foram se tornando nossos amigos queridos.
Também, logo no começo veio se juntar a nós Marquinho, médium coroado, que permaneceu em nossa casa por aproximadamente 1 ano e meio, e saiu pois já estava montando seu terreiro, que hoje funciona também a todo vapor.

Reforma

Mais uma vez fui falar com minha sogra, Dnª Argélia se poderíamos aumentar o Templo, isto é, construir em sua casa e tirar-lhe um bom pedaço de quintal. E mais uma vez ela concordou e nos ajudou muito, não só doando para nós uma parte de seu quintal, bem como sua lavanderia para que nós não fechássemos o templo durante a reforma. Ficamos lá por quatro meses, de junho a setembro.
Também desta vez tivemos muita ajuda de nossa assistência, com doações, mão de obra, material como janelas e outras tantas coisas.
Em setembro na Festa de Cosme e Damião estávamos de volta, no salão novo, que, diga-se de passagem, também teve a correria do primeiro e agradeço aqui mais uma vez a todos os filhos de santo que nos ajudaram, trabalharam muitos sábados e domingos, feriados e dias da semana até tarde, fazendo trabalhos pesados que nunca tinham feito antes. Tudo ficou lindo, pode não ter ficado perfeito, mas perfeito ficou pelo amor e boa vontade que foi colocada lá por todos que lá passaram. Agradeço também, o jogo de atabaques que ganhamos que os orixás dêem em dobro ao bem feitor.

Reinauguração

Casa enfeitada e lotada ... nossa que festa maravilhosa !!!
Todos nós ficamos muitos felizes e realizados ao ver tudo pronto e lotado de gente, com energia e vibração para ninguém botar defeito. Mais uma vez minha avó mãe e todos os seus estavam presentes e eu (nós) felizes e orgulhosos por nosso feito. E como não poderia deixar de ser extremamente agradecidos a todos os orixás.
Ainda estamos terminando algumas coisas, mas já é perfeito do jeito que está.
Em junho de 2008 tivemos nossa primeira coroação, dona Georgina. Correu tudo perfeito, como queríamos . . .

Continuidade dos Trabalhos
e Crescimento da Casa

Hoje estamos trabalhando normalmente, crescendo sempre. Fazemos todas nossas festas da melhor maneira possível. Alguns passaram por aqui e já se foram, para outras casas e alguns nem foram para casa nenhuma, estão parados. De qualquer maneira a todos os que por aqui passaram que estejam bem onde estiverem do fundo do coração.
Nossa casa tem dois anos de existência, está apenas engatinhando. Mas temos muita fé e força de vontade para que ela de bebê passe a criança, para adolescente e fase adulta, para que possamos continuar com nossa missão.

Contando sempre com a ajuda e a força de todos os Orixás !!!